5 motivos para estar muito otimista com o Avalanche ($AVAX)

Pravatta
5 min readOct 12, 2020

Avalanche teve sua blockchain (mainnet) lançada no último 21 de setembro, 2 meses após o estrondoso sucesso do venda pública inicial do $AVAX, o token nativo da plataforma.
Nesse artigo vou descrever 5 motivos para os investidores e entusiastas de criptomoedas estarem muito otimistas com esse projeto liderado pela AVA Labs.

1. Utilização de um novo e revolucionário protocolo de consenso

Não é todo dia que nasce um novo protocolo de consenso.
Basicamente existiam 2 tipos de protocolos de consenso, utilizados em criptomoedas, o protocolo clássico dos anos 70, usado na criptomoedas Libra do Facebook e em projetos como EOS e NEO e o Consenso Nakamoto lançado em 2008, utilizado no Bitcoin e no Ethereum atualmente.
O protocolo clássico permite alta velocidade de transações, porém é vulnerável por não conseguir alta descentralização. Enquanto isso o protocolo Nakamoto consegue maior segurança com uma maior descentralização porém opera baixa velocidade de transações.
O Avalanche é um novo protocolo lançado em 2018, que consegue entregar o melhor dos dois antigos protocolos. O protocolo foi desenvolvido por um grupo pseudônimo conhecido como Team Rocket, auxiliado pelo professor Emin Gun Sirer da Universidade de Cornell, que trabalha com criptomoedas desde de 2003.
Gun Sirer é o CEO da AVA Labs e um dos fundadores do Avalanche ($ AVAX)

2. Altamente descentralizado, ótima escalabilidade com alta velocidade de transações

Os projetos de blockchain que utilizam protocolos clássicos como NEO e EOS, não costumam ter mais de 25 validadores. E o Libra do Facebook não passa de 100 validadores.
Inclusive um dos fundadores do Libra, Maofan “TedYin, atualmente está na AVA Labs.
O Avalanche, diferente do protocolo clássico, pode acomodar milhões de validadores.
Em sua Testnet Denali participaram mais de 1000 validadores e agora na Mainnet recém lançada já estão mais de 500 validadores ativos.
É importante notar também que não é necessário nenhum tipo de permissão para se tornar um validador do Avalanche, igual no Bitcoin. Porém, no BTC atualmente, o sistema de validação através da mineração está bastante centralizado também, sendo que aproximadamente 15 validadores representam cerca de 90% das validações.
O Avalanche, além de ser altamente descentralizado, possui valocidade de transações de 4500 TPS (transações por segundo).
Essa velocidade é incrivelmente maior que a do Bitcoin, de 7 TPS, ou a do Ethereum, de 14TPS.
Na verdade o Avalanche já deixou até a VISA para trás. A processadora de cartões atinge aproximadamente 1700 TPS.
Além disso, as transações do Avalanche são confirmadas em menos de 1 segundo, enquanto no Bitcoin chega a levar 1 hora para ser 100% confirmada. O Ethereum, na melhor das hipóteses, leva 14s.

3. Alto nível de segurança

Uma questão muito importante e frequentemente citada em fóruns de discussões de criptomoedas é a possibilidade de se realizar um ataque de 51% de força computacional e realizar um gasto duplo
em determinada blockchain.
O próprio Satoshi Nakamoto menciona esse risco diversas vezes no seu White Paper original do Bitcoin lançado em 2008, como diz esse trecho abaixo logo na introdução do Paper.

“The system is secure as long as honest nodes collectively control more CPU power than any cooperating group of attacker nodes”.

Esse tipo de ataque já ocorreu em várias moedas como Bitcoin Gold e há menos de dois meses no Ethereum Classic.
Já o Avalanche, conforme descrito em seu White Paper, possui bem maior resistência à ataques do que as blockchains existentes atualmente e portanto consegue manter um alto nível de segurança e sem perder a sua caractéristica de ser altamente descentralizado.

4. O Avalanche já foi elogiado por várias pessoas renomados do setor

Não faltam citações e referências positivas sobre o Avalanche.
Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum e Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, por exemplo.

Outros projetos de blockchain também interessados em usar o protocolo de Consenso Avalanche, para turbinar seus projetos.
O CEO da Ripple, Brad Garlington anunciou recentemente que vai lançar uma plataforma DeFi que supostamente usa o protocolo de Consenso Avalanche.
E os desenvolvedores do Bitcoin Cash também já propuseram um protocolo de pré consenso baseado no Avalanche para aumentar a velocidade e a segurança dos pagamentos peer to peer.
Além disso, nomes bastante conhecidos como Andressen Horowitz, a Galaxy Digital de Michael Novograts e também a Bitmain, participaram da venda privada do token AVAX, ainda no iníco de 2019.
Na venda pública inicial do AVAX participou também o dono de uma carteira do bloco gênesis do Ethereum que nunca havia sido movimentada, sendo enviado nada menos que 9500 ETH, mais de $2 milhões de USD na cotação do ETH na época.

5. Comunidade grande e com suporte em vários idiomas

Ao entrar no grupo oficial do Avalanche no Telegram você logo se depara com a seguinte mensagem abaixo:

Ou seja, o grupo principal já conta com mais de 10.000 participantes existem ainda grupos no Telegram em 16 línguas, cada um dedicado a dar suporte e trocar informações sobre o Avalanche em cada idioma, com administradores bem treinados que ficam online a maior parte do dia.
Realmente os criadores do Avalanche planejaram muito bem, não somente a parte técnica da Blockchain, mas também a divulgação para todas as pessoas do mundo.
Além disso existe o Avalanche Hub, plataforma que possui um sistema de recompensas para quem fizer determinadas tarefas que ajudam a divulgar o projeto do Avalanche. As recompensas podem ser trocadas por Vale Presente da Amazon ou pelo token $AVAX.
O grupo do Telegram do Avalanche Hub já possui mais de 1200 participantes e o número de pessoas não para de crescer.
Uma comunidade crescente e com sistema de incentivos é um grande passo para um projeto crescer de maneira sustentável e criar efeito de rede.

--

--

Pravatta

Cripto Analista Estrategista | Engenheiro Eletrônico entusiasta de economia, tecnologia e criptomoedas https://meulink.fit/fFznSKXqLoyJRuj